Perfil

Mafalda Mimoso (1968-)

Mafalda Mimoso assume-se como uma contadora de histórias (das suas histórias). Nem sempre evidentes, frequentemente simbólicas e muitas vezes desviantes, ela fotografa (e escreve) umas vezes para apagar, outras para resguardar essas histórias da sua cabeça. Histórias que nascem de entre linhas, formas e cores, e por entre ideias, emoções e ideais. Fotografa histórias, que com palavras, no momento, não conseguiria ilustrar da mesma forma. Utiliza as imagens ou as letras, suas ou alheias, quando umas ficam aquém das outras ou de si mesma(s). No seu trabalho tentativas, desafios, viagens fazem-na mudar as agulhas sucessivamente. Os seus comboios viajam em dois, quatro ou mais carris e as carruagens que (re)cria são quando necessário veículos híbridos.

Mafalda Mimoso fotografa e escreve desde a maioridade, mas foi há pouco mais de 10 anos, quando abandonou a carreira de advocacia e se deixou levar para a Índia, que a fotografia e a escrita se assumiram como as suas actividades criativas de eleição.

Em 2007, expôs colectivamente na Índia no âmbito do projecto Stillife realizado no seio do HUB (um colectivo de fotógrafos co-fundado por si em 2005) e no Deutsches Historisches Museum (DHM - Museu de História Alemã), em Berlim, Alemanha, no âmbito da Exposição “Novos Mundos”. Em Portugal, expôs individualmente na Galeria Maria Lucília Cruz, Lisboa, em Novembro de 2009, com o projecto "Fotografar aqui foi um pensamento verde". Na mesma galeria expôs colectivamente em Junho de 2010 na exposição denominada “Sardinhas em Papel”. Em Dezembro de 2010 participou na Art Concept Sale, que decorreu em Lisboa, na LxFactory. Em Fevereiro de 2011 expôs novamente a solo e de volta à Galeria Maria Lucília Cruz mostra agora um trabalho a que deu o nome “Um Amor Feliz”. No Museu do Oriente, de Junho de 2012 a Janeiro de 2013, trabalhos seus estiveram patentes na exposição "O chá de Oriente para Ocidente".


Tem trabalhos de fotografia publicados na revista Oriente (Fundação Oriente), na revista Parmal (Goa Heritage Action Group) e fotografias suas ilustram algumas capas de livros, revistas, dvds na Índia e em Portugal. 
Na Índia, foi um dos primeiros membros do grupo de escritores GoaWriters. No âmbito deste grupo foi publicada uma antologia intitulada Inside/Out, New writing from Goa e na qual consta um poema e uma fotografia da sua autoria. Também na Índia, manteve uma crónica quinzenal para o jornal Times of India e escreveu sobre cinema e música para alguns jornais goeses, designadamente o O Herald

Neste blog vai deixando indícios das suas histórias e notas sobre o seu caminho.