domingo, 15 de março de 2009

Se voltasse aos bancos da escola estudava as redes sociais virtuais e o Facebook em particular

So pertenco a duas comunidades virtuais: Facebook e Linkedin. Uma por puro acaso. Outra por razoes profissionais.
Foi num comboio indiano de Patankot ate Delhi que comecou a minha viagem facebookiana. Com uma mulher com quem dividi a noite entre a sua primeira classe AC e a minha carruagem barata e superlotada, onde eu era a unica passageira feminina. Neelyma e jornalista, foi modelo e actriz de series televisivas na India. Vive agora na Australia. Passei aquela noite a fugir ao revisor que simpaticamente me deixou jantar em primeira, mas que me obrigou a dormir rodeada de homens por todos os lados, chao incluido. Cada vez que abandonava a minha carruagem alguem tomava o meu lugar. Mudei de cama tres vezes nessa noite. Foi Neelyma que me convidou mais tarde a entrar no Facebook.
O ingresso no Linkedin nao tem historia, nem memoria.
Recuso tudo o resto: orkut, plaxo, twitter e sei la mais o que. Nao tenho disponibilidade mental, nem emocional para mais. Reconheco que tenho pouca memoria RAM, que desinstalo facilmente o que me deixa de fazer falta e que possuo um mecanismo semelhante ao Unused desktop shurtcuts do Windows. Isto de me sentir parecida com os computadores deixa-me contente: menos lamechas e mais logico-racional. Cada um faz o que pode para se sentir melhor.
Adoro o Facebook tanto como a minha cerveja diaria. Esta muito bem desenhado. E obvio o esforco e as mentes brilhantes que lhe dao vida. Adoro cada mudanca, cada novidade. Tem o seu que de viciante, mas ate nisso joga a meu favor. Gosto de manter os vicios "under control". Sempre no fio da navalha.
E muito interessante observar os movimentos sociais que o Facebook produz entre os seus membros. Os grupos que se criam, as queixas que se geram. Privacidade e mudanca sao temas recorrentes.
E tambem curioso examinar o que sai das pessoas. O que revelam, o que escondem. Os fenomenos facebookianos encherao seguramente alguns tomos sociologicos e psicologicos.
As similitudes entre o real e o virtual e o que mais me fascina. Muito mais do que as diferencas e os temores de alguns.
Observo e actuo. Participo e distancio-me. Gosto dos dois papeis. Pendular como sempre. Lanco foguetes e brilho no ceu. Mergulho fundo a procura de seres marinhos abissais: http://www.youtube.com/watch?v=uDYM1ZfTojY
Gosto de contemplar padroes de comportamento, grupos e individuos, gostos e desgostos.

1 comentário:

  1. Fase facebookiana. Gosto.
    Descubro também e está a ser uma delicia... é viciante, poder falar com quem não vemos, dizer o que nunca diríamos, por vezes estar simplesmente "nu" de mente aberta e coração transbordante e sedento.
    E simplesmente ser, ser nós próprios diante de nós mesmos porque julgo que falamos para outros nós.

    ResponderEliminar