sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sordidez II

Gosto de ler dicionarios. Procurar a palavra que rodopia na minha cabeca e seguir onde tal barco me leva. Deixei de os fazer de papel e hoje ja so viajo ao sabor das teclas e das hiperligacoes.

Sórdido e adjectivo e este substantivo masculino e tambem adjectivo. Gosto quando as coisas se misturam e o que e pode ser diferente ou o mesmo ser. Adjectivo acompanha, qualifica ou determina. Epíteto, atributo, acessório. Que se junta.

Adjectivo determina. Demarca os termos ou os limites. Indica com exactidão. Delimita. Faz a diferença. Tenta persuadir, resolver e ordenar. Filosoficamente condiciona de modo necessário e suficiente e matematicamente encontra, acha a solução. Determina-se quem se decide, quem assenta ideias, preconceitos, moralidades, prazeres, desgostos e indiferencas.

Adjectivo e epiteto, nada mais que outra forma de realcar entre alcunhas, impropérios, ultrajes e vitupérios.

Adjectivo e atributo. E este o que é próprio ou peculiar de alguém, seu sinal distintivo, boa ou ma qualidade. Sua condição e símbolo. Filosoficamente propriedade essencial de uma substância e logicamente numa proposição designa o que se afirma ou nega acerca do sujeito.

Adjectivo e acessorio. O que ou aquilo que se junta por acessão, acrescentamento ou adicao. Não é fundamental. Mero anexo.

Sordido e entao sujo, imundo, repugnante, vil, torpe, baixo e mesquinho.

Assim sao as entranhas ainda que embrulhadas em papel de seda.
Assim sao os ensinamentos enfeitados com lacarotes purpura.
Assim e a clausura enrolada em fitas douradas.
Assim e a intimidade dos que nao tem decoro.

Adjectivo e um acompanhante barato. Nao se casa, junta-se.

1 comentário:

  1. "Se um adjectivo se junta, nem tudo o que se junta é um adjectivo." De um seguidor timido, que nao comenta em publico.

    ResponderEliminar